Resumo:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem sido um instrumento
de grande auxílio para a formação inicial de educadores, principalmente, futuros
pedagogos(as). Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições do
PIBID para construção da prática docente de estudantes do curso de Pedagogia. Para atender
a este objetivo, esta pesquisa se vinculou a discussão sobre a relação teoria-prática na
formação de professores, (Tardif, 2014; Machado, 1999; Saviani, 2007; Gatti et al., 2019;
Veiga-Neto, 2015); debateu sobre as influências do PIBID na formação de professores em
virtude da inserção do discente de forma antecipada no contexto escolar (Pimenta; Lima,
2004; Brasil, 2008; Brasil, 2022; Formosinho, 2009); como também discorreu sobre o papel
do PIBID na construção da prática docente (Nóvoa, 2003; Carvalho, 2017; Oliveira; Barbosa,
2013; Matos, 2016; Pimenta, 2001; Silva, 2017; Ambrosetti, 2013). Enquanto caminho
metodológico, o estudo apresentou uma abordagem qualitativa, realizando inicialmente uma
pesquisa exploratória e bibliográfica sobre o tema. Realizou ainda uma pesquisa de campo
com os alunos da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III – Guarabira, egressos do
Subprojeto do PIBID do curso Pedagogia, utilizando como instrumento de coleta de dados o
questionário. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011)
realizando a etapa da pré-análise, da exploração do material dos questionários e do tratamento
dos resultados. A partir da análise dos dados constatou-se que o PIBID é um Programa de
grande incentivo na vida de acadêmicos graduandos do curso de Pedagogia, uma vez que,
com a inserção de forma antecipada no contexto escolar, os discentes aproximam-se da
realidade da prática docente, vivenciando experiências que os tornam ainda mais preparados
para exercer a profissão.
Descrição:
MENDONÇA, Jardeli Lima de. Contribuições do PIBID na construção da prática docente de estudantes do curso de Pedagogia. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.