Resumo:
A pesquisa busca propor uma atividade mediada pela Desmos como sendo uma
plataforma digital educativa para o estudo da Geometria Analítica, investigando
quais implicações terão ao usar suas ferramentas para o ensino da Matemática
e, mais precisamente, para o ensino da Geometria Analítica. Tem como objetivo
explorar como as ferramentas da Plataforma Desmos podem contribuir para o
ensino e aprendizagem da Geometria Analítica. Visamos o desenvolvimento de
uma proposta didática mediada por Tecnologias Digitais, via Plataforma
Desmos, para a 3ª série do Ensino Médio. Discutimos as potencialidades das
Tecnologias Digitais no ensino da Matemática, como mais um importante recurso
didático digital aliado a sala de aula, mediante um planejamento pedagógico
cuidadoso. A escolha da Desmos seu deu por ela ser uma plataforma gratuita e
de fácil acesso, disponível para todos aqueles que querem aprender Matemática
de um jeito divertido e dinâmico. Foi realizado um estudo introdutório sobre os
conceitos da Geometria Analítica que foram utilizados dentro atividade
construída, abordando ainda seus destaques históricos. O trabalho teve como
metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de uma pesquisa
propositiva bibliográfica, na qual estuda as possibilidades educacionais sem a
necessidade de ser aplicada, como foi o caso deste, na qual poderá ser dada
continuidade através da elaboração de um Produto Educacional, em uma futura
pesquisa de Mestrado. Por fim, permite que o aluno desenvolva habilidades além
do pensamento matemático, como melhorar a interpretação e a visualização de
textos e gráficos, além de os tornarem participantes ativos no processo de
construção da aprendizagem.
Descrição:
PEQUENO, Vitoria Danielle Candido. Geometria analítica via Desmos: uma proposta didática mediada por tecnologias digitais. 2024. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.