Resumo:
A ergonomia do mobiliário escolar é um fator determinante para o bem-estar físico e o desempenho acadêmico dos alunos, especialmente durante a fase de desenvolvimento ósseo e muscular. Este estudo analisa uma amostra de 30 estudantes entre 10 e 13 anos de três escolas municipais, utilizando o Diagrama de Corlett e Guimarães adaptado para investigar queixas de desconforto. Os resultados indicam que a inadequação entre a estatura dos alunos e as dimensões das carteiras escolares é responsável por posturas incorretas, que resultam em dores nas regiões das costas, ombros e braços. Com uma média de altura inferior à recomendada para o mobiliário em uso (1,59m a 1,88m), os alunos são forçados a inclinar-se ou elevar os braços excessivamente para alcançar a mesa, agravando o desconforto físico. Assim, destaca-se a necessidade de intervenção urgente para ajustar o mobiliário às características antropométricas dos estudantes e promover um ambiente escolar mais saudável, além de políticas que incentivem a correção postural e atividades físicas.
Descrição:
SILVA, Jeferson Luiz da . Desafios ergonômicos no ambiente escolar de Massaranduba: investigação da influência dos assentos na postura dos estudantes. 2025. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.