Resumo:
Este trabalho é fruto da observação/inquietação de que há rejeição dos estudantes para assistirem às aulas teóricas de Educação Física no espaço da sala de aula. Aqui, apresentamos uma sugestão, por meio de um caderno de atividades, para que a prática de jogos e brincadeiras também seja motivo de discussão e construção de conhecimentos. O foco da proposta é a aula de Educação Física abordando as temáticas Jogos Cooperativos e Futebol como oportunidade para que estudantes e professores possam vivenciar experiências de práticas corporais e reflexões crítico-social. O caderno de atividades está organizado para que o professor dos anos finais do ensino fundamental possa aplicá-lo em sala de aula. O objetivo é apresentar uma sequência pedagógica com práticas corporais, leituras e discussões. A metodologia centra-se na descrição do passo a passo para que o professor direcione a sequência de aulas. Assim, a expectativa é que os Jogos Cooperativos promovam integração social e formação continuada dos professores. No referencial teórico, destacam-se os estudos de Kunz (2010), Libâneo (2008), Bracht (1999), Cardoso (2005), Brotto (1999), Freire (2006), Castelo (2007), Arrigucci (1987), dentre outros. Como também tomamos por base o documento norteador BNCC (2019).
Descrição:
ARAÚJO, Ricardo Múcio Macêdo de. Uma proposta de ensino para educação física escolar: cooperatividade e futebol nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.