UEPB - Repositório Digital

Proposição de problemas nas aulas de matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes Soares, Aline
dc.date.accessioned 2024-12-02T14:15:33Z
dc.date.available 2024-12-02T14:15:33Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33068
dc.description NUNES, Aline Soares. Proposição de problemas nas aulas de matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da Proposição de Problemas na sala de aula de Matemática, a partir de uma intervenção pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A experiência revela ser esse o primeiro contato dos sujeitos com essa proposta metodológica. Com isso, passamos a analisar e discutir a importância da Proposição de Problemas, no processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo, visando o desenvolvimento conceitual de fatos, ideias ou opiniões na compreensão interpretativa dos métodos. O desenvolvimento das atividades da pesquisa se deu em uma turma do 7a Ano do Ensino Fundamental, em uma Escola da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, durante a vivência no Estágio Supervisionado I. Para a coleta dos dados fizemos uso do diário de bordo, observação contínua e reflexiva, gravação de áudio, registros fotográficos e coleta das atividades realizadas pelos alunos. A proposta de pesquisa foi desenvolvida durante três aulas de 45 minutos cada. Contamos com a apresentação da proposta pedagógica, com diálogos, indagações sobre o cotidiano dos alunos e posteriormente a Proposição de Problemas por parte dos alunos. O estudo evidencia que a Proposição de Problemas traz ricas contribuições para Ensino de Matemática, uma vez que desperta o conhecimento que tem sobre a Matemática, estimula o desenvolvimento da criatividade, promove uma participação ativa nas aulas e novas formas de construir o conhecimento Matemático. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Exploração de problemas pt_BR
dc.subject Docência em Matemática pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Proposição de problemas nas aulas de matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta