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O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da Proposição de Problemas na sala de aula de Matemática, a partir de uma intervenção pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A experiência revela ser esse o primeiro contato dos sujeitos com essa proposta metodológica. Com isso, passamos a analisar e discutir a importância da Proposição de Problemas, no processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo, visando o desenvolvimento conceitual de fatos, ideias ou opiniões na compreensão interpretativa dos métodos. O desenvolvimento das atividades da pesquisa se deu em uma turma do 7a Ano do Ensino Fundamental, em uma Escola da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, durante a vivência no Estágio Supervisionado I. Para a coleta dos dados fizemos uso do diário de bordo, observação contínua e reflexiva, gravação de áudio, registros fotográficos e coleta das atividades realizadas pelos alunos. A proposta de pesquisa foi desenvolvida durante três aulas de 45 minutos cada. Contamos com a apresentação da proposta pedagógica, com diálogos, indagações sobre o cotidiano dos alunos e posteriormente a Proposição de Problemas por parte dos alunos. O estudo evidencia que a Proposição de Problemas traz ricas contribuições para Ensino de Matemática, uma vez que desperta o conhecimento que tem sobre a Matemática, estimula o desenvolvimento da criatividade, promove uma participação ativa nas aulas e novas formas de construir o conhecimento Matemático. |
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