Resumo:
As estratégias de marketing são essenciais para divulgação das empresas, como também para
atrair e persuadir indivíduos dispostos a consumir. A presente pesquisa tem como objetivo
analisar as ações de comunicação utilizadas na captação de clientes em uma drogaria no
município de Parelhas-RN. Em termos metodológicos, este estudo desenvolveu-se por meio da
aplicação de uma pesquisa qualitativa com questões estruturadas de abordagem descritiva junto
a 117 (cento e dezessete) clientes. Os resultados obtidos permitiram inferir que os clientes da
drogaria possuem percepções positivas quanto aos instrumentos de comunicação da empresa.
Ficou evidente que as redes sociais representam o principal instrumento de comunicação, sendo
apontado como o mais atrativo, bem como, o meio pelo qual a maioria ficou sabendo da
drogaria. A indicação de amigos, parentes e/ou vizinhos também obteve resultados
significativos. Ficou claro que a estratégia digital da empresa possui resultados mais
expressivos, no entanto, também é preciso considerar que os meios tradicionais ainda
desempenham um papel complementar para a comunicação da drogaria, visto que há clientes
que consomem informações de forma diversificada e/ou que não estão tão conectados às redes
sociais.
Descrição:
SOUZA, Marielly Nayara da Silva. Ações de comunicação utilizadas na captação de clientes
em uma drogaria no município de Parelhas-RN. 2024. 24f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba,
Patos, 2024.