Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos causados pela expansão
da Educação a Distância (EaD) nos índices econômico-financeiros das principais
instituições de ensino superior listadas na bolsa de valores do mercado de capitais
brasileiros (B3), quais sejam: Ânima Holding S.A., Cogna Educação S.A., Ser
Educacional S.A. e a Yudqs Participações S.A. A abordagem do trabalho é
classificada como quantitativa, utilizando-se de pesquisa documental realizada nas
demonstrações contábeis (balanço patrimonial e demonstração de resultados do
exercício) das organizações, identificadas no site “Relação com Investidores” e no
website “Brasil, Bolsa, Balcão B3”. A época examinada abrangeu os anos de 2018 a
2021, período pré e pós Covid-19, e que sobreveio a publicação da Portaria nº 2.117,
de 2019, que dispôs sobre a oferta de carga horária na modalidade de ensino a
distância. Os resultados da investigação mostraram variações nos índices das
sociedades. Nesse sentido, a Ânima Holding S.A. obteve os melhores resultados nos
parâmetros de liquidez. A Ser Educacional S.A. e Yduqs Participações S.A.
apresentaram as melhores médias no quesito rentabilidade. Já no que tange o
endividamento, a Cogna Educação S.A. mostrou bons resultados. Desse modo, foi
possível concluir que a popularização da EaD demonstrou que as consequências
econômico-financeiras não foram uniformes para as instituições de ensino superior
que foram objeto de estudo deste trabalho.
Descrição:
SILVA, Fagner Santos da. Um estudo sobre os impactos da EAD nos índices econômico-financeiros nas instituições de ensino superior listadas na B3. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.