Resumo:
A relação entre família e escola quando bem estabelecida contribui e influencia o processo de
desenvolvimento infantil vivenciado pela criança dentro dos espaços escolares. De modo
específico, este estudo tem como objetivo analisar o contexto escolar diante de suas percepções
estabelecidas sobre a participação da família, bem como as suas ações para a promoção da
relação família e escola na Educação Infantil. Em termos metodológicos, foram direcionados a
pesquisa qualitativa que de maneira específica destinou a pesquisa de bibliográfica e pesquisa
de campo. A pesquisa bibliográfica foi guiada com base em autores contribuinte a linha de
pesquisa, como Kramer (1999), Oliveira (2011), Kuhlmann (2010), Szymanski (2003),
Paniagua e Palacios (2007) e Oliveira e Araújo (2010) os quais sustentaram a fundamentação
das análises conforme os tópicos referenciais em destaques à Educação Infantil; Família-escola;
Criança e Infância. No que tange a pesquisa de campo, foi desenvolvida na instituição escolar
que oferece a modalidade de creche, sendo a instituição sujeita principal da pesquisa dentre sua
participação para a coleta de dados. Com isso, utilizou-se como instrumento técnico a
entrevista, que objetivou dialogar sobre a relação família-escola consoante ao objetivo de
estudo a partir da colaboração de uma das contribuintes da instituição. Mediante as leituras
feitas ao longo da construção desta pesquisa, foi possível identificar que mesmo com o
reconhecimento da necessidade de uma articulação efetiva entre família e escola como
elementos favorecedores do desenvolvimento integral da criança, os dados e as análises
apontam que há um caminho a ser trilhado para que dessa forma concepções e compreensões
que possam ser ressignificadas. Dito isso, é indispensável a promoção de ações escolares
condizentes à articulação e participação da família dentro do contexto escolar, que em
finalidade busque construir e ampliar uma relação compatível, interativa, participativa e
colaborativa em necessidade de beneficiar principalmente o desenvolvimento integral da
criança.
Descrição:
COSTA, Jucelina Hellen Santos da. A necessária parceria entre família e escola: contexto, desafios e ações. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.