UEPB - Repositório Digital

A necessária parceria entre a família e a escola: contexto, desafios e ações

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Jucelina Hellen Santos da
dc.date.accessioned 2024-12-03T14:53:25Z
dc.date.available 2024-12-03T14:53:25Z
dc.date.issued 2024-11-13
dc.identifier.other CDD 372.210981
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33100
dc.description COSTA, Jucelina Hellen Santos da. A necessária parceria entre família e escola: contexto, desafios e ações. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A relação entre família e escola quando bem estabelecida contribui e influencia o processo de desenvolvimento infantil vivenciado pela criança dentro dos espaços escolares. De modo específico, este estudo tem como objetivo analisar o contexto escolar diante de suas percepções estabelecidas sobre a participação da família, bem como as suas ações para a promoção da relação família e escola na Educação Infantil. Em termos metodológicos, foram direcionados a pesquisa qualitativa que de maneira específica destinou a pesquisa de bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi guiada com base em autores contribuinte a linha de pesquisa, como Kramer (1999), Oliveira (2011), Kuhlmann (2010), Szymanski (2003), Paniagua e Palacios (2007) e Oliveira e Araújo (2010) os quais sustentaram a fundamentação das análises conforme os tópicos referenciais em destaques à Educação Infantil; Família-escola; Criança e Infância. No que tange a pesquisa de campo, foi desenvolvida na instituição escolar que oferece a modalidade de creche, sendo a instituição sujeita principal da pesquisa dentre sua participação para a coleta de dados. Com isso, utilizou-se como instrumento técnico a entrevista, que objetivou dialogar sobre a relação família-escola consoante ao objetivo de estudo a partir da colaboração de uma das contribuintes da instituição. Mediante as leituras feitas ao longo da construção desta pesquisa, foi possível identificar que mesmo com o reconhecimento da necessidade de uma articulação efetiva entre família e escola como elementos favorecedores do desenvolvimento integral da criança, os dados e as análises apontam que há um caminho a ser trilhado para que dessa forma concepções e compreensões que possam ser ressignificadas. Dito isso, é indispensável a promoção de ações escolares condizentes à articulação e participação da família dentro do contexto escolar, que em finalidade busque construir e ampliar uma relação compatível, interativa, participativa e colaborativa em necessidade de beneficiar principalmente o desenvolvimento integral da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Gillyane Dantas dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Relação família-escola pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title A necessária parceria entre a família e a escola: contexto, desafios e ações pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta