Resumo:
A linguagem é um fenômeno no qual o ser humano constrói a sua cultura e identidade. Dessa forma, a aquisição da linguagem oral e escrita é um processo complexo que perpassa diversos aspectos e bastantes teóricos têm estudado. No ensino, os gêneros textuais são ferramentas que auxiliam na aquisição da linguagem, na construção de leitores e na produção textual. Nesta pesquisa, temos por objetivo discutir sobre o processo de aquisição da linguagem escrita e apresentar uma proposta que possa contribuir para esse processo ocorrer através do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs). Assim, desenvolvemos uma proposta didática com a História em Quadrinho, “Água boa para beber” da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa para o 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. A fundamentação teórica que embasa esta pesquisa são os autores Cagliari (s/d), Dias et al. (2022), Ferreiro; Teberosky (1999), Sousa (2002) e Teberosky (2020) entre outros teóricos, como também o documento normativo BNCC (2018). Este trabalho opta por uma metodologia de natureza qualitativa, bibliográfica e cunho descritivo-interpretativo. Como resultados, concluímos que as Histórias em Quadrinhos são ferramentas valorosas para o auxílio no processo de desenvolvimento das habilidades de escrita por meio da leitura, bem como no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
OLIVEIRA, Kalliny Bezerra de. Aquisição da linguagem: histórias em quadrinhos, uma ferramenta para aquisição da escrita. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.