UEPB - Repositório Digital

Aquisição da linguagem: histórias em quadrinhos, uma ferramenta para aquisição da escrita

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Kalliny Bezerra de
dc.date.accessioned 2024-12-03T17:51:28Z
dc.date.available 2024-12-03T17:51:28Z
dc.date.issued 2024-10-25
dc.identifier.other CDD 401.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33107
dc.description OLIVEIRA, Kalliny Bezerra de. Aquisição da linguagem: histórias em quadrinhos, uma ferramenta para aquisição da escrita. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A linguagem é um fenômeno no qual o ser humano constrói a sua cultura e identidade. Dessa forma, a aquisição da linguagem oral e escrita é um processo complexo que perpassa diversos aspectos e bastantes teóricos têm estudado. No ensino, os gêneros textuais são ferramentas que auxiliam na aquisição da linguagem, na construção de leitores e na produção textual. Nesta pesquisa, temos por objetivo discutir sobre o processo de aquisição da linguagem escrita e apresentar uma proposta que possa contribuir para esse processo ocorrer através do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs). Assim, desenvolvemos uma proposta didática com a História em Quadrinho, “Água boa para beber” da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa para o 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. A fundamentação teórica que embasa esta pesquisa são os autores Cagliari (s/d), Dias et al. (2022), Ferreiro; Teberosky (1999), Sousa (2002) e Teberosky (2020) entre outros teóricos, como também o documento normativo BNCC (2018). Este trabalho opta por uma metodologia de natureza qualitativa, bibliográfica e cunho descritivo-interpretativo. Como resultados, concluímos que as Histórias em Quadrinhos são ferramentas valorosas para o auxílio no processo de desenvolvimento das habilidades de escrita por meio da leitura, bem como no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francyllayans Karla da Silva Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Turma da Mônica pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Aquisição da escrita pt_BR
dc.title Aquisição da linguagem: histórias em quadrinhos, uma ferramenta para aquisição da escrita pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta