Resumo:
O tema deste trabalho se desenvolve a partir da importante contribuição das teorias de reprodução do sociólogo Pierre Bourdieu, pautando-se nos conceitos de capital cultural, arbitrário cultural dominante e a legitimação das desigualdades sociais dentro das escolas, espaço no qual precisa ser instrumento de democracia. Tais conceitos contribuem para a reflexão sobre a importância de refletirmos sobre as reais problematizações que envolvem o sucesso ou fracasso escolar, promovendo assim, uma análise aprofundada sobre como e quando o sistema educacional, frequentemente, reforça as desigualdades sociais ao invés de opor-se. Buscamos ainda compreender como após tantos anos de publicação dos estudos de Bourdieu eles ainda refletem no cenário educacional contemporâneo, através de autores que trazem consigo relevantes subsídios ao campo da sociologia da educação, sendo eles: Pierre Bourdieu (1970) Jean-Claude Passeron (1970), Raísa Queiroga Barreto (2019), Paulo Roberto Palhano (2019), Claudio Marques Martins Nogueira (2002) e Maria Alice Nogueira (2002). A partir de tais estudos promover reflexões acerca da necessidade de mudança na prática pedagógica, na qual, precisa constantemente rever seus mecanismos de transmissão de conhecimento, no qual precisam estar pautados na valorização das múltiplas culturas e vivências trazidas pelos alunos através de sua herança familiar e social.
Descrição:
OLIVEIRA, Larrisa Pereira de. A influência das teorias da reprodução de Pierre Bourdieu na educação contemporânea - o capital cultural e sua ligação direta com o êxito ou fracasso escolar. 2024. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.