UEPB - Repositório Digital

(CPF) A influência das teorias da reprodução de Pierre Bourdieu na educação contemporânea - o capital cultural e sua ligação direta com o êxito ou fracasso escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Larissa Pereira de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-12-03T19:16:49Z
dc.date.available 2024-12-03T19:16:49Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33114
dc.description OLIVEIRA, Larrisa Pereira de. A influência das teorias da reprodução de Pierre Bourdieu na educação contemporânea - o capital cultural e sua ligação direta com o êxito ou fracasso escolar. 2024. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O tema deste trabalho se desenvolve a partir da importante contribuição das teorias de reprodução do sociólogo Pierre Bourdieu, pautando-se nos conceitos de capital cultural, arbitrário cultural dominante e a legitimação das desigualdades sociais dentro das escolas, espaço no qual precisa ser instrumento de democracia. Tais conceitos contribuem para a reflexão sobre a importância de refletirmos sobre as reais problematizações que envolvem o sucesso ou fracasso escolar, promovendo assim, uma análise aprofundada sobre como e quando o sistema educacional, frequentemente, reforça as desigualdades sociais ao invés de opor-se. Buscamos ainda compreender como após tantos anos de publicação dos estudos de Bourdieu eles ainda refletem no cenário educacional contemporâneo, através de autores que trazem consigo relevantes subsídios ao campo da sociologia da educação, sendo eles: Pierre Bourdieu (1970) Jean-Claude Passeron (1970), Raísa Queiroga Barreto (2019), Paulo Roberto Palhano (2019), Claudio Marques Martins Nogueira (2002) e Maria Alice Nogueira (2002). A partir de tais estudos promover reflexões acerca da necessidade de mudança na prática pedagógica, na qual, precisa constantemente rever seus mecanismos de transmissão de conhecimento, no qual precisam estar pautados na valorização das múltiplas culturas e vivências trazidas pelos alunos através de sua herança familiar e social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luciana Silva do Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Capital cultural pt_BR
dc.subject Classe dominante pt_BR
dc.subject Arbitrário cultural pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Violência simbólica pt_BR
dc.title (CPF) A influência das teorias da reprodução de Pierre Bourdieu na educação contemporânea - o capital cultural e sua ligação direta com o êxito ou fracasso escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta