Resumo:
Este trabalho visa desenvolver o letramento literário a partir da escrita criativa, tendo como
condutor deste processo as obras O caderno de rima de João e O caderno sem rimas de Maria,
do escritor e ativista Lázaro Ramos. Isso posto, a partir de uma metodologia que construa no
aluno a ideia da escrita como linguagem comunicativa e instrumento de movimentação
social. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e bibliográfica, onde estabelece
o letramento literário a partir da apreciação da leitura e escrita poética com foco na expressão
de vivências através do estímulo à criatividade. Seu objetivo é compreender a escrita criativa
como condutor do processo de letramento literário e as formas pelas quais podem ser
desenvolvida. a como um Toda proposta, teve como meio de estruturação metodológica a
sequência básica proposta por Cosson (2009), que desenvolve o letramento literário de
maneira processual a partir de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação.
Toda proposta foi embasada nos teóricos Ingedore Grunfeld Villaça Koch e Vanda Maria
Elias (2010), Luiz Antonio de Assis Brasil (2019), José Filho (2009), José Carlos Libâneo
(1990), Maria Sílvia Cintra Martins (2008), Artur Gomes de Morais (2024), Aline Oliveira
(2024), Paulo Ricardo Moura da Silva (2022), Magda Soares (2020), Ana Lúcia Silva Souza
(2009) e Luciana Taraborelli (2024). Por fim, se pôde constatar a importância do
fornecimento de significado a aquisição da escrita como linguagem, conduzindo o aluno a
enxergá-la como um instrumento de interação comunicativa.
Descrição:
Gomes, Maria Heloiza da Silva. O “Caderno de rimas de João” e o “Caderno sem rimas de Maria” de Lázaro Ramos: O processo de letramento literário com a escrita criativa na escola. 2024. 43f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.