UEPB - Repositório Digital

(CPF) O “Caderno de rimas de João” e o “Caderno sem rimas de João” de Lázaro Ramos: O processo de letramento literário com a escrita criativa na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Maria Heloiza da Silva Gomes
dc.date.accessioned 2024-12-03T19:19:05Z
dc.date.available 2024-12-03T19:19:05Z
dc.date.issued 2024-11-14
dc.identifier.other CDD 372.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33116
dc.description Gomes, Maria Heloiza da Silva. O “Caderno de rimas de João” e o “Caderno sem rimas de Maria” de Lázaro Ramos: O processo de letramento literário com a escrita criativa na escola. 2024. 43f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho visa desenvolver o letramento literário a partir da escrita criativa, tendo como condutor deste processo as obras O caderno de rima de João e O caderno sem rimas de Maria, do escritor e ativista Lázaro Ramos. Isso posto, a partir de uma metodologia que construa no aluno a ideia da escrita como linguagem comunicativa e instrumento de movimentação social. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e bibliográfica, onde estabelece o letramento literário a partir da apreciação da leitura e escrita poética com foco na expressão de vivências através do estímulo à criatividade. Seu objetivo é compreender a escrita criativa como condutor do processo de letramento literário e as formas pelas quais podem ser desenvolvida. a como um Toda proposta, teve como meio de estruturação metodológica a sequência básica proposta por Cosson (2009), que desenvolve o letramento literário de maneira processual a partir de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Toda proposta foi embasada nos teóricos Ingedore Grunfeld Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2010), Luiz Antonio de Assis Brasil (2019), José Filho (2009), José Carlos Libâneo (1990), Maria Sílvia Cintra Martins (2008), Artur Gomes de Morais (2024), Aline Oliveira (2024), Paulo Ricardo Moura da Silva (2022), Magda Soares (2020), Ana Lúcia Silva Souza (2009) e Luciana Taraborelli (2024). Por fim, se pôde constatar a importância do fornecimento de significado a aquisição da escrita como linguagem, conduzindo o aluno a enxergá-la como um instrumento de interação comunicativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Olavo Barreto de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Sequência básica pt_BR
dc.subject Escrita criativa pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title (CPF) O “Caderno de rimas de João” e o “Caderno sem rimas de João” de Lázaro Ramos: O processo de letramento literário com a escrita criativa na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta