Resumo:
O presente trabalho objetiva refletir acerca da formação de leitores no ensino superior a partir da licenciatura em Letras-Português. Como procedimento metodológico, fizemos um levantamento bibliográfico, recorrendo à pesquisa avançada e ao uso de descritores da plataforma Google Scholar. Nosso objetivo é compreender como a formação de leitores vem sendo pensada no ensino superior a partir de estudos sobre a licenciatura em Letras e, ao mesmo tempo, investigar quais as práticas de leitura que são registradas nos trabalhos investigados e quais as possíveis implicações dessas práticas para a formação de leitores na educação básica. Como subsídio teórico, recorremos a Solé (1998), Kleiman (2000), Silva (2023), Antunes (2015), Lajolo (1986), entre outros. Nos resultados, reiteramos a escassez de trabalhos acerca da formação de leitores literários a partir da licenciatura, mas, dentre os trabalhos existentes, é possível observar ações de incentivo à leitura literária no âmbito do ensino superior. Ainda assim, é urgente necessidade de pensar a importância da leitura literária no processo de formação dos estudantes em nossas universidades, especialmente nos cursos de formação de professores, de maneira que se tenha como escopo não apenas a formação de um leitor especialista, mas de sujeitos para quem o texto literário seja objeto de desejo e, por isso, demanda imprescindível na vida desses sujeitos.
Descrição:
ARAÚJO, Simony Marinho. A formação de leitores no ensino superior: uma pesquisa bibliográfica. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba. Monteiro, 2024.