UEPB - Repositório Digital

A formação de leitores no ensino superior: uma pesquisa bibliográfica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Simony Marinho
dc.date.accessioned 2024-12-05T11:51:43Z
dc.date.available 2024-12-05T11:51:43Z
dc.date.issued 2024-11-11
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33156
dc.description ARAÚJO, Simony Marinho. A formação de leitores no ensino superior: uma pesquisa bibliográfica. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba. Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva refletir acerca da formação de leitores no ensino superior a partir da licenciatura em Letras-Português. Como procedimento metodológico, fizemos um levantamento bibliográfico, recorrendo à pesquisa avançada e ao uso de descritores da plataforma Google Scholar. Nosso objetivo é compreender como a formação de leitores vem sendo pensada no ensino superior a partir de estudos sobre a licenciatura em Letras e, ao mesmo tempo, investigar quais as práticas de leitura que são registradas nos trabalhos investigados e quais as possíveis implicações dessas práticas para a formação de leitores na educação básica. Como subsídio teórico, recorremos a Solé (1998), Kleiman (2000), Silva (2023), Antunes (2015), Lajolo (1986), entre outros. Nos resultados, reiteramos a escassez de trabalhos acerca da formação de leitores literários a partir da licenciatura, mas, dentre os trabalhos existentes, é possível observar ações de incentivo à leitura literária no âmbito do ensino superior. Ainda assim, é urgente necessidade de pensar a importância da leitura literária no processo de formação dos estudantes em nossas universidades, especialmente nos cursos de formação de professores, de maneira que se tenha como escopo não apenas a formação de um leitor especialista, mas de sujeitos para quem o texto literário seja objeto de desejo e, por isso, demanda imprescindível na vida desses sujeitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Prática leitora pt_BR
dc.title A formação de leitores no ensino superior: uma pesquisa bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta