Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar como a Variação Linguística é abordada em livro didático nos anos finais do Ensino Fundamental II, após o lançamento da Base Comum Curricular BNCC – 2018. Para isso, foi analisada a coleção Tecendo Linguagens, lançada em 2018, de Tânia Amaral. Desse modo, buscou-se compreender se o que é proposto na coleção contempla o que a BNCC (2018) propõe para o estudo de Variação Linguística. Além disso, é importante destacar que os principais teóricos adotados para esta pesquisa foram Bortoni-Ricardo (2004); Cyranka (2016); Guy e Zilles (2006); González (2015). Para uma boa análise e compreensão do estudo, foi adotado procedimentos metodológicos que consideramos essencial para fundamentar esta pesquisa de maneira efetiva, dessa forma, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental, essa afirmação se deu com base em Gil (2008). A análise do corpus depreende que apesar de contemplar os princípios da Sociolinguística Educacional, a coleção não aborda de forma sistemática o que prevê a BNCC (2018) para o ensino da variação linguística nos anos finais do ensino fundamental II como conteúdo de Língua Portuguesa.
Descrição:
BEZERRA, J. A. S. Um olhar para variação linguística no livro didático nos anos finais do ensino fundamental II: uma análise sociolinguística. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.