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DESAFIOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE FATORES DE ABANDONO, REPROVAÇÃO E EVASÃO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

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dc.contributor.author Lucena, Jackeline da Silva
dc.date.accessioned 2024-12-06T11:59:13Z
dc.date.available 2024-12-06T11:59:13Z
dc.date.issued 2024-11-12
dc.identifier.other 21. ed. CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33200
dc.description LUCENA, Jackeline da Silva. DESAFIOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE FATORES DE ABANDONO, REPROVAÇÃO E EVASÃO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. Patos: 12 de novembro de 2024 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva compreender quais os fatores que levam ao abandono, à reprovação e à evasão nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I na licenciatura em matemática. Os desafios para a permanência e conclusão do curso de Licenciatura em Matemática envolvem principalmente as dificuldades enfrentadas na aprendizagem do cálculo. Destaca-se, neste trabalho, as dificuldades no ensino e aprendizagem dessa disciplina, os quais envolvem aspectos referentes à Educação Básica, que acarretam em dificuldades no Ensino Superior. Além destes, discute-se sobre o ensino dessa disciplina no Ensino Superior, provocando reflexões sobre as metodologias de ensino utilizadas nesse âmbito. A abordagem metodológica utilizada nessa pesquisa foi qualitativa, com a aplicação de dois questionários, sendo um respondido por 24 alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública na Paraíba, e outro por dois professores que já lecionaram a disciplina no referido curso. Dentre os principais achados, tem-se que é consensual que o Cálculo Diferencial e Integral tem relevância na formação de futuros professores de matemática, compreendida como uma ferramenta matemática de apresentar possibilidades diversas aos acadêmicos, objetivando a realização de análise de fenômenos matemáticos do seu cotidiano. Contudo, os resultados deste estudo apontam que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I apresenta alguns pontos que poderiam ser aprimorados para reduzir a quantidade de alunos em situação de abandono, reprovação e evasão, dentre eles, destacam-se o aumento da carga horária da disciplina, a oferta de uma disciplina de pré-cálculo, o uso de tecnologias digitais no âmbito da disciplina e a ampliação da participação dos alunos nas monitorias. Concluímos que este estudo apresenta contribuições ao sugerir alternativas para melhorar a permanência e o desempenho dos alunos na disciplina, enfrentando a reprovação e o abandono. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Fabíola da Cruz Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Cálculo pt_BR
dc.title DESAFIOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE FATORES DE ABANDONO, REPROVAÇÃO E EVASÃO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I pt_BR
dc.type Other pt_BR


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