Resumo:
A presente pesquisa foi baseada no alto nível de competitividade do mercado de trabalho atual, que exige dos profissionais o desenvolvimento de habilidades para se destacarem da concorrência, desde a sua formação. desse modo, foram escolhidas duas habilidades que estão em evidência na contemporaneidade para serem estudadas nesse trabalho: a inteligência emocional e a comunicação. cujo objetivo geral foi analisar a influência da inteligência emocional nos processos comunicativos dos estudantes de administração. a área estudada foi uma universidade pública localizada no estado da paraíba, na qual não será especificada a fim de manter preservada a identidade da instituição e do corpo discente. a metodologia teve como base a pesquisa bibliográfica para compor a fundamentação teórica visando apresentar os principais conceitos sobre inteligência emocional e comunicação e a pesquisa de campo de caráter online com os alunos de administração. o método utilizado foi o qualitativo e a técnica descritivo-explicativa, através da aplicação de um questionário online baseado na escala likert. o desenvolvimento do questionário se deu por meio das ferramentas google forms onde ocorreu a sua elaboração e o google drive que serviu como um auxílio na geração e tabulação dos resultados. a distribuição foi realizada pelas redes sociais mais especificamente pelo whatsapp, onde 53 alunos participaram. os futuros administradores confirmaram ter mais dificuldade na comunicação verbal e se destacam nos relacionamentos interpessoais. dessa forma, conclui-se que apesar desses alunos conseguirem em sua maioria, identificar as próprias emoções, possuírem empatia e terem um bom relacionamento uns com os outros, isso não é suficiente para suprir o déficit no controle das suas emoções, afetando o seu desempenho acadêmico, a resolução de conflitos e a comunicação nesse ambiente.
Descrição:
ARAUJO, Juliana Dalila. A inteligência emocional como um meio de influência na comunicação: um estudo com discentes do curso de administração de uma universidade pública. 2024. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.