dc.contributor.author |
Araújo, Juliana Dalila |
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dc.date.accessioned |
2024-12-06T12:17:30Z |
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dc.date.available |
2024-12-06T12:17:30Z |
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dc.date.issued |
2024-11-19 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 658.4 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33206 |
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dc.description |
ARAUJO, Juliana Dalila. A inteligência emocional como um meio de influência na comunicação: um estudo com discentes do curso de administração de uma universidade pública. 2024. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa foi baseada no alto nível de competitividade do mercado de trabalho atual, que exige dos profissionais o desenvolvimento de habilidades para se destacarem da concorrência, desde a sua formação. desse modo, foram escolhidas duas habilidades que estão em evidência na contemporaneidade para serem estudadas nesse trabalho: a inteligência emocional e a comunicação. cujo objetivo geral foi analisar a influência da inteligência emocional nos processos comunicativos dos estudantes de administração. a área estudada foi uma universidade pública localizada no estado da paraíba, na qual não será especificada a fim de manter preservada a identidade da instituição e do corpo discente. a metodologia teve como base a pesquisa bibliográfica para compor a fundamentação teórica visando apresentar os principais conceitos sobre inteligência emocional e comunicação e a pesquisa de campo de caráter online com os alunos de administração. o método utilizado foi o qualitativo e a técnica descritivo-explicativa, através da aplicação de um questionário online baseado na escala likert. o desenvolvimento do questionário se deu por meio das ferramentas google forms onde ocorreu a sua elaboração e o google drive que serviu como um auxílio na geração e tabulação dos resultados. a distribuição foi realizada pelas redes sociais mais especificamente pelo whatsapp, onde 53 alunos participaram. os futuros administradores confirmaram ter mais dificuldade na comunicação verbal e se destacam nos relacionamentos interpessoais. dessa forma, conclui-se que apesar desses alunos conseguirem em sua maioria, identificar as próprias emoções, possuírem empatia e terem um bom relacionamento uns com os outros, isso não é suficiente para suprir o déficit no controle das suas emoções, afetando o seu desempenho acadêmico, a resolução de conflitos e a comunicação nesse ambiente. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Francisco Anderson Mariano da Silva |
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dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência emocional |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de Administração |
pt_BR |
dc.title |
A inteligência emocional como um meio de influência na comunicação: um estudo com discentes do curso de administração de uma universidade pública |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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