Resumo:
A Tecnologia atual consiste em trazer novas formas de estratégias e possibilidades para
diversos contextos sociais, culturais e educacionais, com o intuito de inovar, incentivar e
aproximar as pessoas. Na educação, as ferramentas tecnológicas são utilizadas a favor do
ensino e da aprendizagem, pois trazem experiências positivas, deixando explícita a
autonomia dos alunos. Diante disso, o objetivo geral desse estudo visa mostrar como o
uso da tecnologia pode possibilitar a aprendizagem no ensino de Língua Inglesa nas
turmas de ensino médio da Educação de Jovens e adultos (EJA) no período da pandemia
(2021), tempo em que todo cenário educacional migrou para o sistema remoto. Para
compor o referencial teórico, este trabalho tem como base os estudos de Silva (2001);
Morán (2015); Mattos (2019) entre outros, além das contribuições da Base Nacional
Comum Curricular (Brasil, 2017) e Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997),
para uma melhor análise e compreensão da importância que as ferramentas tecnológicas
apresentam no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa. A
metodologia do trabalho seguiu mediante a uma pesquisa de campo, na Escola Agenor
Clemente dos Santos, que pertence a rede pública estadual de ensino da cidade de
Alagoinha PB, partindo das observações e vivências das práticas utilizadas com as
ferramentas tecnológicas nas aulas remotas de língua inglesa no ano letivo de 2021. Os
dados gerados nesta pesquisa foram obtidos mediante a aplicação de um questionário com
os alunos (10 participantes do 3º ano). Os principais resultados demonstram que de fato
as ferramentas tecnológicas possibilitaram a aprendizagem dos alunos (EJA) no ensino
de Língua Inglesa na pandemia (2021), como podemos constatar, segundo a análise dos
dados, afirmamos que o aprendizado nas aulas de língua inglesa alcançou resultados
positivos mediante o uso da tecnologia e a mediação oferecida pelo professor que serviu
como ponte para alcançar êxito nos resultados.
Descrição:
FRANCISCO, Maria Lidiane Cardoso. O uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de línguainglesa na pandemia (2021): um estudo de casonas turmas de ensino médio na EJA. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.