UEPB - Repositório Digital

O uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de línguainglesa na pandemia (2021): um estudo de casonas turmas de ensino médio na EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Franciso, Maria Lidiane Cardoso
dc.date.accessioned 2024-12-09T23:47:27Z
dc.date.available 2024-12-09T23:47:27Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 371.3078
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33222
dc.description FRANCISCO, Maria Lidiane Cardoso. O uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de línguainglesa na pandemia (2021): um estudo de casonas turmas de ensino médio na EJA. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A Tecnologia atual consiste em trazer novas formas de estratégias e possibilidades para diversos contextos sociais, culturais e educacionais, com o intuito de inovar, incentivar e aproximar as pessoas. Na educação, as ferramentas tecnológicas são utilizadas a favor do ensino e da aprendizagem, pois trazem experiências positivas, deixando explícita a autonomia dos alunos. Diante disso, o objetivo geral desse estudo visa mostrar como o uso da tecnologia pode possibilitar a aprendizagem no ensino de Língua Inglesa nas turmas de ensino médio da Educação de Jovens e adultos (EJA) no período da pandemia (2021), tempo em que todo cenário educacional migrou para o sistema remoto. Para compor o referencial teórico, este trabalho tem como base os estudos de Silva (2001); Morán (2015); Mattos (2019) entre outros, além das contribuições da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997), para uma melhor análise e compreensão da importância que as ferramentas tecnológicas apresentam no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa. A metodologia do trabalho seguiu mediante a uma pesquisa de campo, na Escola Agenor Clemente dos Santos, que pertence a rede pública estadual de ensino da cidade de Alagoinha PB, partindo das observações e vivências das práticas utilizadas com as ferramentas tecnológicas nas aulas remotas de língua inglesa no ano letivo de 2021. Os dados gerados nesta pesquisa foram obtidos mediante a aplicação de um questionário com os alunos (10 participantes do 3º ano). Os principais resultados demonstram que de fato as ferramentas tecnológicas possibilitaram a aprendizagem dos alunos (EJA) no ensino de Língua Inglesa na pandemia (2021), como podemos constatar, segundo a análise dos dados, afirmamos que o aprendizado nas aulas de língua inglesa alcançou resultados positivos mediante o uso da tecnologia e a mediação oferecida pelo professor que serviu como ponte para alcançar êxito nos resultados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Professora Drª Anilda Costa Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ferramentas tecnológicas pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.title O uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de línguainglesa na pandemia (2021): um estudo de casonas turmas de ensino médio na EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta