Resumo:
O presente artigo analisa a utilização do cinema como recurso didático e pedagógico, enfatiza os pontos mais
relevantes e necessários ao conhecimento e compreensão do resultado da junção entre a sétima arte (o cinema), o
entretenimento e a educação, bem como as possibilidades de utilização de estratégias de inclusão do cinema na
sala de aula. Abordaremos estratégias de inserção do cinema em sala de aula, possibilitada após a popularização
de equipamentos de reprodução fílmica no meio educacional, trazendo dinamismo, atratividade e tornando-se um
recurso útil e indispensável por atrair a atenção do aluno, principalmente quando o filme emprega efeitos
especiais sonoros e imagéticos, estimulando as emoções nos alunos, melhorando o desempenho cognitivo e
assimilação do conteúdo fílmico, dinamizando o processo de aquisição de conhecimentos, aumentando o
rendimento da aprendizagem. Relacionaremos a utilização do filme Um Grito de Liberdade de Richard
Attenborough, que reproduz o período do Apartheid na África do Sul, o preconceito racial contra os negros sul
africanos e sua dificuldade na luta pela liberdade, dignidade e respeito e paralelamente, relacionaremos a
temática do filme em questão com a lei 10.639/03, que trata da inserção de conteúdos relativos à História da
África e dos africanos e da valorização e reconhecimento da contribuição da população negra aqui no Brasil, no
conteúdo programático, exemplificando a utilização destes recursos na sala de aula. Finalizaremos mostrando
um roteiro de aula que poderá ser utilizado com turmas de 1º ano do ensino médio, através da reprodução fílmica
em sala de aula, dando-se ênfase ao trabalho com o “listening”, a compreensão da importância da Lei
supracitada e sua relação com a temática do filme. Exemplificaremos também a utilização de trabalhos extraclasse
que serão sugeridos durante a aula para posterior execução.
Descrição:
BEZERRA, E. S. Um grito de liberdade de Richard Attenborough e a lei 10.639/03: diálogos em sala de aula. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.