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Um grito de liberdade de Richard Attenborough e a lei 10.639/03: diálogos em sala de aula

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dc.contributor.author Bezerra, Edvando Silva
dc.date.accessioned 2014-04-03T13:18:32Z
dc.date.available 2014-04-03T13:18:32Z
dc.date.issued 2014-04-03
dc.identifier.other CDD 960
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3325
dc.description BEZERRA, E. S. Um grito de liberdade de Richard Attenborough e a lei 10.639/03: diálogos em sala de aula. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo analisa a utilização do cinema como recurso didático e pedagógico, enfatiza os pontos mais relevantes e necessários ao conhecimento e compreensão do resultado da junção entre a sétima arte (o cinema), o entretenimento e a educação, bem como as possibilidades de utilização de estratégias de inclusão do cinema na sala de aula. Abordaremos estratégias de inserção do cinema em sala de aula, possibilitada após a popularização de equipamentos de reprodução fílmica no meio educacional, trazendo dinamismo, atratividade e tornando-se um recurso útil e indispensável por atrair a atenção do aluno, principalmente quando o filme emprega efeitos especiais sonoros e imagéticos, estimulando as emoções nos alunos, melhorando o desempenho cognitivo e assimilação do conteúdo fílmico, dinamizando o processo de aquisição de conhecimentos, aumentando o rendimento da aprendizagem. Relacionaremos a utilização do filme Um Grito de Liberdade de Richard Attenborough, que reproduz o período do Apartheid na África do Sul, o preconceito racial contra os negros sul africanos e sua dificuldade na luta pela liberdade, dignidade e respeito e paralelamente, relacionaremos a temática do filme em questão com a lei 10.639/03, que trata da inserção de conteúdos relativos à História da África e dos africanos e da valorização e reconhecimento da contribuição da população negra aqui no Brasil, no conteúdo programático, exemplificando a utilização destes recursos na sala de aula. Finalizaremos mostrando um roteiro de aula que poderá ser utilizado com turmas de 1º ano do ensino médio, através da reprodução fílmica em sala de aula, dando-se ênfase ao trabalho com o “listening”, a compreensão da importância da Lei supracitada e sua relação com a temática do filme. Exemplificaremos também a utilização de trabalhos extraclasse que serão sugeridos durante a aula para posterior execução. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eveline Alvarez dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da África pt_BR
dc.subject Apartheid pt_BR
dc.subject África do Sul pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.title Um grito de liberdade de Richard Attenborough e a lei 10.639/03: diálogos em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


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