Resumo:
Do mundo virtual para o nosso dia a dia é impossível negar a existência do meme e, diante dos avanços tecnológicos no ensino, por que não usar em sala de aula? Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os memes no ensino de Matemática a partir de uma oficina de criação de memes. Faseando, após ser esmiuçado, é apresentado um relato de experiência de uma oficina de criação de memes ocorrida no Festival Latino-Americano de Matemática, Arte e Literatura (FEMAL) fomentando o seu poder atrativo, com participantes de faixas etárias distintas. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho reúne também artigos de diversas áreas temáticas, priorizando as disciplinas básicas do ensino, que motivam o uso de memes no ensino. Para finalizar, são apresentadas sugestões de como é possível trabalhar com meme em sala de aula, não só com orientações, mas com discussões sobre seu uso em outras áreas disciplinares. Tudo isso em prol de estimular o uso de uma ferramenta simples para aqueles que buscam o uso da tecnologia em sala de aula, mas possuem uma grande dificuldade em seu manuseio ou para estudiosos que buscam desvincular a imagem negativa que a Matemática carrega, trabalhando o lado lúdico do aluno e ainda gerando um entusiasmo em estudar a disciplina.
Descrição:
BALBINO, João Vitor Ferreira. Memes: Uma Ferramenta Para o Ensino da Matemática. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.