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Fatores de riscos associados com o desenvolvimento motor infantil no brasil: uma revisão integrativa

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dc.contributor.author Brito, Davi Batista de
dc.date.accessioned 2024-12-16T10:51:07Z
dc.date.available 2024-12-16T10:51:07Z
dc.date.issued 2023-12-01
dc.identifier.other CDD 610.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33324
dc.description BRITO, Davi Batista de. Fatores de riscos associados com o desenvolvimento motor infantil no Brasil: uma revisão integrativa. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento infantil é um processo complexo, contínuo, dinâmico e progressivo de aprendizagem pelo qual as crianças passam para adquirir habilidades motoras, cognitivas, psicossociais, socioemocionais e de linguagens. A primeira infância é considerada uma janela de oportunidades cruciais para o desenvolvimento da criança. O objetivo do estudo foi identificar quais os principais fatores associados com o atraso do desenvolvimento motor infantil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando artigos na íntegra publicados nos idiomas inglês e português, no período entre 2018 a 2022. A questão norteadora foi quais os principais fatores de riscos associados com o desenvolvimento motor infantil no Brasil? As bases de dados utilizadas foram Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados Específica da Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os descritores utilizados foram: “desenvolvimento infantil”, "criança" e “fatores de risco”. Após aplicação dos critérios de inclusão 679 artigos foram selecionados, porém apenas sete foram incluídos no estudo de acordo com a questão norteadora. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento motor infantil, três características foram identificadas: socioeconômicas (baixa renda, mães que recebiam benefícios sociais, baixa escolaridade, maior número de filhos), ambientais (falta de brinquedos e espaços físicos adequados), familiares (apoio social do pai, vínculo materno-infantil e gravidez planejada) e individuais (biológicas maternas: sintomas depressivos, mães menores de 20 anos de idade, tabagismo, histórico gestacional e obstétrica; e biológicas das crianças: ausência de vacinação, internação hospitalar e dificuldade de alimentação). Nesse contexto, torna-se necessário o acompanhamento do DI preconizado pelo ministério da saúde (para detecção precoce do atraso), que pode ser garantido por meio de uma busca ativa das crianças aos fatores de riscos supracitados, pelas UBS. Ademais, a educação em saúde é uma intervenção necessária para sensibilizar as famílias acerca da importância da estimulação ambiental em cada fase oportuna. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Virgínia Rossana Brito Vieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Fatores de risco pt_BR
dc.title Fatores de riscos associados com o desenvolvimento motor infantil no brasil: uma revisão integrativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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