Resumo:
A formação de professores de Educação Física tem sido objeto de debate e preocupação constante, especialmente diante das mudanças rápidas e profundas na sociedade e na educação. Neste contexto, este trabalho busca identificar e discutir os desafios enfrentados na formação do professor de Educação Física, e como objetivo específico analisar as implicações dos desafios identificados. O estudo caracteriza-se como artigo de revisão integrativa. Realizou-se uma busca integrativa por estudos em periódicos indexados nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e fundação coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES). Foram utilizados os descritores “Formação de professores", “Educação Física”, “Formação continuada”. As informações mais relevantes como amostras, objetivos, desenho do estudo e conclusão, foram sumarizadas em uma tabela e a análise dos resultados ocorreu após a seleção dos artigos que contemplassem o tema. Ao final deste estudo e com base nos textos apresentados, é possível compreender entre os desafios enfrentados na formação, está a desconexão entre a formação inicial e as demandas da realidade escolar. A formação continuada é necessária para o aprimoramento docente, mas frequentemente criticada por ser superficial e mercantilista.
Descrição:
SANTOS, Willian Silva. Desafios contemporâneos na formação de professores de educação física: uma análise crítica. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.