Resumo:
O presente trabalho aborda como a investigação Matemática pode se constituir em uma estratégia pedagógica eficaz para desmistificar o preconceito associado ao aprendizado dos conteúdos de Matemática,
frequentemente vinculado ao uso de metodologias tradicionais centradas na memorização mecânica de regras, dificultando o engajamento dos estudantes com a disciplina. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo principal verificar de que forma a investigação Matemática pode favorecer o aprimoramento de competências essenciais, como o raciocínio, a representação, a comunicação e a argumentação Matemática,
nos alunos do 8º ano. Com abordagem qualitativa e fundamentada na revisão da literatura sobre investigação Matemática na sala de aula, a pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando uma atividade investigativa baseada nas estratégias propostas por Ponte, Brocardo e Oliveira (2003) em uma Escola Pública Estadual. Após a análise dos resultados observou-se que a investigação Matemática possui um grande potencial para promover uma aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento das competências Matemáticas dos alunos e colocando-os no centro do processo de aprendizagem. Embora a
turma não estivesse habituada a esse tipo de abordagem, a atividade permitiu que os alunos explorassem, discutissem e construíssem conhecimento de maneira ativa, fomentando a comunicação, o trabalho em equipe e a argumentação.
Descrição:
SILVA, Luana Maria da. A implementação da investigação matemática como estratégia pedagógica: uma abordagem prática com alunos do 8º ano. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.