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Este trabalho explora a importância do programa de Esporte e Lazer da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no contexto das políticas de assistência estudantil, destacando seu papel na promoção do bem-estar físico, mental e social dos estudantes da instituição. O ingresso no ensino superior marca uma fase de desafios, mudança de rotina, demandas de estudo e atividades acadêmicas que interferem na saúde e no bem-estar emocional e são agravados pela redução do tempo dedicado à prática de atividade física e ao lazer. Nesse cenário, os programas de esporte e lazer, ao integrarem as políticas de assistência estudantil da universidade, surgem como estratégias eficazes para equilibrar as necessidades acadêmicas e promover a qualidade de vida entre os estudantes. O estudo possui caráter descritivo e natureza qualiquantitativa, e utilizou um questionário baseado na versão curta do IPAQ com adaptações, reconhecido internacionalmente como um instrumento eficaz para mensurar os níveis de atividade física. A amostra foi composta por 79 estudantes de diferentes cursos da UEPB que participam do programa "Esporte e Lazer para Todos". A coleta de dados ocorreu ao longo do período letivo de 2024.2 e seguiu os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, com os participantes respondendo a perguntas sobre sua frequência nas atividades físicas, motivações e impactos percebidos na saúde e qualidade de vida. A pesquisa revelou que 97,5% dos participantes relataram uma melhora na percepção de sua saúde geral devido à participação no programa. Embora tenham apontado dificuldades como incompatibilidade de horários, falta de infraestrutura e divulgação dos programas, contudo, a maioria dos estudantes avaliou o programa de forma positiva, reconhecendo sua contribuição para o bem-estar emocional e a permanência acadêmica. |
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