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Este trabalho refere-se à aplicação de uma proposta de ensino em formato de oficina pedagógica, que utiliza a experimentação como metodologia para promover um ensino de qualidade, fundamentada na interdisciplinaridade, nas habilidades dos estudantes e no protagonismo. O estudo foi realizado no terceiro bimestre em duas turmas de 1º ano do ensino médio, na escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Prof. Bráulio Maia Júnior, localizada no município de Campina Grande, Paraíba. O objetivo desse trabalho é apresentar e relatar a aplicação de uma proposta de ensino para abordar a Terceira Lei de Newton através de uma oficina de construção e lançamento de foguete de garrafa PET. Neste contexto, a oficina é uma ferramenta que possibilita analisar a potencialidade das atividades experimentais como estratégias para o engajamento dos estudantes no ensino de Física. A inserção da experimentação no contexto da escola pública possibilitou o desenvolvimento tanto das habilidades motoras quanto do pensamento crítico-reflexivo dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais ativo e participativo. Essa abordagem pedagógica contribuiu para a assimilação de conceitos físicos, estimulando os estudantes a aprimorarem suas capacidades de observação e experimentação, bem como a colaboração em grupo e a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Por outro ângulo, a proposta apresentada poderá servir como exemplo para professores que utilizam abordagens diferenciadas nas suas aulas numa perspectiva de minimizar o desinteresse dos estudantes frente às abordagens convencionais no Ensino de Ciências da Natureza e mais especificamente nos referentes aos conhecimentos da Física. Por fim, concluiu-se que a experimentação em formato de oficina contribuiu de maneira relevante para aprimoramento das habilidades dos estudantes, bem como para o estímulo do interesse destes pelo ensino da Física. |
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