UEPB - Repositório Digital

Ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma análise bibliográfica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Diniz, Tailany de Souza
dc.date.accessioned 2024-12-16T13:37:33Z
dc.date.available 2024-12-16T13:37:33Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 374.0071
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33364
dc.description DINIZ, Tailany de Souza. Ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma análise bibliográfica. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, no Brasil, a educação é um direito de todos. No entanto muitos fatores impedem que os alunos concluam a escolaridade na idade certa, fazendo com que eles procurem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse artigo tem como objetivo fazer uma análise bibliográfica, de teses e dissertações sobre o ensino de ciências na educação de jovens e adultos, utilizando o banco de dados da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entre os anos de 2018 e 2023, pois no ano de 2018 foi lançado o projeto SER EJA Cidadã pela Secretaria de Estado da Educação e Ciências e Tecnologia (SEECT), o qual provocou aumento de 33% de alunos matriculados nessa modalidade em 2019, segundo o Governo Estadual da Paraíba. Nesta pesquisa obtivemos um total de 6(seis) dissertações, sendo duas (2) no ano de 2020; no ano de 2021, também duas (2); e no ano de 2022, duas (2) publicações; os trabalhos escolhidos se encaixavam com os filtros pré-estipuladas, de modo que nos anos de 2018, 2019 e 2023 não houve publicações. Com isso verificamos que a escassez de trabalhos voltados ao ensino de ciências na EJA se reflete nas dificuldades em um ensino de qualidade para essa modalidade. Entretanto, observamos que embora a quantidade seja pequena, os trabalhos analisados contemplam os principais critérios que utilizamos para a análise das obras, o que significa que a qualidade do que vem sendo produzido é qualitativamente significante. Deste modo é essencial mais pesquisas e desenvolvimentos de matérias para o ensino da EJA, e estudos aprofundados para entender o motivo desse tema não estar mais presentes em pesquisas de pós-graduação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Antonio Ferreira Pinto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências - EJA pt_BR
dc.subject Análise bibliográfica - EJA pt_BR
dc.title Ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma análise bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta