dc.description.abstract |
Atualmente, no Brasil, a educação é um direito de todos. No entanto muitos fatores impedem que os alunos concluam a escolaridade na idade certa, fazendo com que eles procurem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse artigo tem como objetivo fazer uma análise bibliográfica, de teses e dissertações sobre o ensino de ciências na educação de jovens e adultos, utilizando o banco de dados da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entre os anos de 2018 e 2023, pois no ano de 2018 foi lançado o projeto SER EJA Cidadã pela Secretaria de Estado da Educação e Ciências e Tecnologia (SEECT), o qual provocou aumento de 33% de alunos matriculados nessa modalidade em 2019, segundo o Governo Estadual da Paraíba. Nesta pesquisa obtivemos um total de 6(seis) dissertações, sendo duas (2) no ano de 2020; no ano de 2021, também duas (2); e no ano de 2022, duas (2) publicações; os trabalhos escolhidos se encaixavam com os filtros pré-estipuladas, de modo que nos anos de 2018, 2019 e 2023 não houve publicações. Com isso verificamos que a escassez de trabalhos voltados ao ensino de ciências na EJA se reflete nas dificuldades em um ensino de qualidade para essa modalidade. Entretanto, observamos que embora a quantidade seja pequena, os trabalhos analisados contemplam os principais critérios que utilizamos para a análise das obras, o que significa que a qualidade do que vem sendo produzido é qualitativamente significante. Deste modo é essencial mais pesquisas e desenvolvimentos de matérias para o ensino da EJA, e estudos aprofundados para entender o motivo desse tema não estar mais presentes em pesquisas de pós-graduação. |
pt_BR |