dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino da termodinâmica para alunos da segunda série do Ensino Médio, utilizando como base a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e uma sequência didática estruturada em três momentos pedagógicos. A proposta visa tornar o aprendizado da termodinâmica mais significativo, contextualizado e interdisciplinar. A sequência didática proposta é composta por distintos momentos pedagógicos, que buscam desenvolver diferentes habilidades e explorar múltiplas dimensões do conhecimento. Nesse caso, espera-se que os alunos sejam incentivados a refletir sobre as implicações de suas decisões e buscar alternativas mais sustentáveis. Ao integrar a sequência didática baseada em três momentos pedagógicos com a abordagem CTSA, essa proposta de ensino da termodinâmica visou proporcionar uma aprendizagem significativa, que vai além dos conceitos teóricos, e estimular o desenvolvimento de habilidades como análise crítica, resolução de problemas e tomada de decisões conscientes. Pretendeu-se, portanto, despertar o interesse dos alunos, promover a interdisciplinaridade e prepará-los para enfrentar os desafios científicos, tecnológicos, sociais e ambientais do mundo contemporâneo. |
pt_BR |