UEPB - Repositório Digital

Educação bilíngue: a aprendizagem da língua portuguesa na modalidade escrita pelo aluno surdo.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cabral, Priscila Rosa Cândido
dc.date.accessioned 2025-01-06T12:12:14Z
dc.date.available 2025-01-06T12:12:14Z
dc.date.issued 2024-12-17
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33473
dc.description CABRAL, Priscila Rosa Cândido. Educação bilíngue: a aprendizagem da língua portuguesa na modalidade escrita pelo aluno surdo. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa sobre a educação bilíngue dialoga acerca da proposta de aprendizagem da língua portuguesa como L2, na modalidade escrita pelo aluno surdo. A reflexão destaca a importância de metodologias e estratégias educacionais que valorizem as especificidades do sujeito. Para responder nosso questionamento, delimitamos como objetivo principal da pesquisa promover uma análise sobre o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita para o aluno surdo utilizando a perspectiva bilíngue, considerando materiais didáticos e metodologias pedagógicas que respeitem as especificidades linguística e cultural. Definimos a partir dos objetivos específicos o caminho a ser percorrido mostrando a trajetória histórica da educação bilíngue para surdos, em seguida apresentando estratégias de aprendizagem da escrita da língua portuguesa e por fim, propomos uma reflexão sobre o processo de aprendizagem relacionada à segunda língua, a LP para surdos. A ideia central está nas práticas pedagógicas, que exploram a aprendizagem da escrita em português através de recursos visuais. A metodologia utilizada para o estudo deste artigo se baseou em uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de materiais já publicados, que nos oferecem um melhor embasamento. Priorizamos pela busca de artigos em periódicos nacionais em língua portuguesa, através do Google Acadêmico e portal do CAPES. O estudo foi realizado através dos descritores: pedagogia visual, estratégias de ensino de LP para surdos, verbo visualidade e ensino da língua portuguesa na modalidade escrita para surdos. A pesquisa apontou que a aprendizagem da segunda língua pelo aluno surdo precisa considerar os aspectos visuais, linguísticos e culturais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francyllayans Karla da Silva Fernandes
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação bilíngue pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem L2 pt_BR
dc.title Educação bilíngue: a aprendizagem da língua portuguesa na modalidade escrita pelo aluno surdo. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta