Resumo:
O objetivo do presente trabalho foi refletir sobre os desafios da inclusão escolar dos alunos
com deficiência física. Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração do
trabalho estão fundamentados em uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, discutindo
as principais contribuições de autores, escritos e legislações que dissertam sobre a presente
temática, com destaque para Mazzota (2006), Sassaki (2006), Campos; Martins (2008),
Fernandes (2013), Freitas; Teixeira; Rech (2016), Araújo (2018), Belther (2017), Castro et
al. (2018) e Machado (2020). Os resultados obtidos demonstram que múltiplos são os
desafios que integram os objetivos da educação inclusiva no Brasil. Conforme as discussões
e autores abordados no decorrer do trabalho, a inclusão escolar não ocorre apenas com a
garantia de acesso dos alunos com deficiência nas escolas, mas, sim, com o fornecimento da
estrutura e das condições necessárias de acesso, locomoção e aprendizagem. Conclui-se que
no caso dos alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida, a presença de rampas de
acesso e passeio, elevadores, banheiros adaptados, estacionamento específico, corrimãos,
piso antiderrapante, sinais sonoros, corredores largos, entre outros requisitos que compõem
as dimensões de acessibilidade são fatores preponderantes para que os discentes possam
desenvolver sua aprendizagem, obtendo segurança e conforto no ambiente escolar.
Descrição:
MELO, Lislayne da Silva. A inclusão escolar dos alunos com deficiência física: reflexões sobre a acessibilidade. 2024. 43f. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.