UEPB - Repositório Digital

A inclusão escolar dos alunos com deficiência física: reflexões sobre a acessibilidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Lislayne da Silva
dc.date.accessioned 2025-01-13T12:17:45Z
dc.date.available 2025-01-13T12:17:45Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33493
dc.description MELO, Lislayne da Silva. A inclusão escolar dos alunos com deficiência física: reflexões sobre a acessibilidade. 2024. 43f. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo do presente trabalho foi refletir sobre os desafios da inclusão escolar dos alunos com deficiência física. Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração do trabalho estão fundamentados em uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, discutindo as principais contribuições de autores, escritos e legislações que dissertam sobre a presente temática, com destaque para Mazzota (2006), Sassaki (2006), Campos; Martins (2008), Fernandes (2013), Freitas; Teixeira; Rech (2016), Araújo (2018), Belther (2017), Castro et al. (2018) e Machado (2020). Os resultados obtidos demonstram que múltiplos são os desafios que integram os objetivos da educação inclusiva no Brasil. Conforme as discussões e autores abordados no decorrer do trabalho, a inclusão escolar não ocorre apenas com a garantia de acesso dos alunos com deficiência nas escolas, mas, sim, com o fornecimento da estrutura e das condições necessárias de acesso, locomoção e aprendizagem. Conclui-se que no caso dos alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida, a presença de rampas de acesso e passeio, elevadores, banheiros adaptados, estacionamento específico, corrimãos, piso antiderrapante, sinais sonoros, corredores largos, entre outros requisitos que compõem as dimensões de acessibilidade são fatores preponderantes para que os discentes possam desenvolver sua aprendizagem, obtendo segurança e conforto no ambiente escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mayanne Júlia Tomaz Freitas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Deficiência física pt_BR
dc.title A inclusão escolar dos alunos com deficiência física: reflexões sobre a acessibilidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta