UEPB - Repositório Digital

Uma analise dos filmes "Ágora (Alexandria)" e "Uma mente brilhante" como possibilidades para uso em aulas de matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Janily Barboza da
dc.date.accessioned 2025-01-15T14:06:51Z
dc.date.available 2025-01-15T14:06:51Z
dc.date.issued 2023-12-07
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33497
dc.description SILVA, Janily Barboza da. Uma análise dos filmes "Ágora (Alexandria)" e “Uma mente brilhante” como possibilidades para uso em aulas de matemática. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta uma discussão relacionando: cinema, história e ensino de Matemática, especificamente, o uso de filmes como uma proposta para discussão acerca do ensino de Matemática. Esse artigo tem por objetivo verificar a possibilidade de uso de filmes no ensino de matemática, a partir da análise de dois filmes que envolvem matemática e sua história, trazendo a discussão sobre a produção cinematográfica e suas relações com a própria matemática e a história dos fatos ou personagens citados. Destacando exemplos de possíveis filmes que possam servir de recurso educacional, além de apresentar possíveis metodologias de ensino que utilizem esse recurso, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, de análise de filmes, na qual analisamos os filmes “Ágora (Alexandria)” e “Uma Mente Brilhante”. Nota-se que filmes se constituem em mais uma possibilidade para o ensino de matemática, contribuindo especialmente para a discussão crítica sobre a produção matemática ao longo da história, além de chamar a atenção para a história do conteúdo ou personagens envolvidos nessas obras, incluindo também o contexto de produção. Desta forma, concluímos que o ensino de matemática, envolvendo possibilidades de se ver um filme e analisá-lo do ponto de vista histórico, se constitui em uma possibilidade que pode ser muito poderosa pedagogicamente na Educação Básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.title Uma analise dos filmes "Ágora (Alexandria)" e "Uma mente brilhante" como possibilidades para uso em aulas de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta