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O presente trabalho apresenta uma discussão relacionando: cinema, história e ensino de Matemática, especificamente, o uso de filmes como uma proposta para discussão acerca do ensino de Matemática. Esse artigo tem por objetivo verificar a possibilidade de uso de filmes no ensino de matemática, a partir da análise de dois filmes que envolvem matemática e sua história, trazendo a discussão sobre a produção cinematográfica e suas relações com a própria matemática e a história dos fatos ou personagens citados. Destacando exemplos de possíveis filmes que possam servir de recurso educacional, além de apresentar possíveis metodologias de ensino que utilizem esse recurso, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, de análise de filmes, na qual analisamos os filmes “Ágora (Alexandria)” e “Uma Mente Brilhante”. Nota-se que filmes se constituem em mais uma possibilidade para o ensino de matemática, contribuindo especialmente para a discussão crítica sobre a produção matemática ao longo da história, além de chamar a atenção para a história do conteúdo ou personagens envolvidos nessas obras, incluindo também o contexto de produção. Desta forma, concluímos que o ensino de matemática, envolvendo possibilidades de se ver um filme e analisá-lo do ponto de vista histórico, se constitui em uma possibilidade que pode ser muito poderosa pedagogicamente na Educação Básica. |
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