Resumo:
Elementos lúdicos como os jogos vem sendo amplamente utilizados na educação, por seu caráter motivador, engajador e pela possibilidade de sua finalidade didática para apropriação do conhecimento bem como instrumento de avaliação. Nesse contexto, essa pesquisa propôs-se a investigar as contribuições resultantes da adaptação do jogo Detetive em relação aos conceitos de funções nitrogenadas. A pesquisa qualitativa e exploratória, consistiu em um estudo de caso com dezenove estudantes de uma escola pública estadual da cidade de Sossego – PB, da terceira série do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário semiestruturado com oito questões cujo quatro questões eram discursivas e quatro questões fechadas, com o intuito de investigar a percepção dos alunos analisado através da perspectiva de Bardin. Com os dados colhidos foram necessários para a compreensão das contribuições do jogo Detetive Químico para o ensino e aprendizagem dos discentes. Com os resultados dos alunos, foi possível uma análise do jogo e a associação das funções nitrogenadas no cotidiano, sendo fundamental uma visão crítica em torno dos resultados colhidos.
Descrição:
OLIVEIRA, Wellen Micaeli da Costa. O uso do jogo didático cooperativo detetive químico como recurso para o ensino de funções nitrogenadas. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.