Resumo:
A natação é amplamente reconhecida como um dos esportes mais completos, proporcionando uma variedade de benefícios para o desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, destaca-se como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento motor e socioemocional. O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões baseadas em um relato de experiência sobre a natação infantil, realizado em um estabelecimento na cidade de Remígio-PB, envolvendo crianças de 3 a 12 anos, no que diz a respeito do desenvolvimento motor e socioemocional. O estudo adota uma abordagem quali-quantitativa, utilizando dados descritivos para
compreender o perfil dos alunos e as experiências no decorrer da vivência. A vivência foi durante o período de janeiro e abril de 2024, sendo dedicado um período de 16 semanas para observações e intervenções. Durante as aulas, foram realizadas atividades específicas no ambiente aquático, através de metodologias lúdica, progressiva e global, que contribuíram tanto para o desenvolvimento motor quanto para o desenvolvimento socioemocional das crianças. Observou-se que, além de aprenderem a nadar, as crianças desenvolveram competências essenciais para seu crescimento. Assim, a prática da natação demonstrou ser
uma aliada eficaz na superação de medos, no enfrentamento de desafios, no aumento da autoconfiança e das interações sociais. O estudo conclui que a natação é uma ferramenta eficaz no desenvolvimento integral das crianças, promovendo não apenas habilidades físicas, mas também competências socioemocionais essenciais para sua formação.
Descrição:
MOUZINHO, Thallyta Vytórya Silva. Reflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.