Resumo:
A inserção do skate nas aulas de Educação Física representa uma inovação importante no contexto das práticas corporais de aventura, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de promover o desenvolvimento motor, equilíbrio e confiança, o skate oferece uma oportunidade única de diversificação das atividades físicas no ambiente escolar, ampliando as possibilidades de aprendizado e vivências corporais para os alunos. A implementação dessa modalidade na escola EMRIEIF Professora Margarida Maria Andrade Diniz despertou grande interesse entre os alunos, que, embora inicialmente sem contato prévio com a prática, demonstraram engajamento, entusiasmo e disposição para superar os desafios. Entre as dificuldades enfrentadas, a ausência de equipamentos adequados, como skates e materiais de segurança, demandou estratégias colaborativas e soluções criativas para garantir que todos os estudantes pudessem participar das atividades com segurança. Mesmo com essas limitações, a experiência proporcionou ganhos significativos, tanto no desenvolvimento motor quanto no fortalecimento de um ambiente inclusivo, em que cada aluno pôde experimentar novas formas de movimento. A introdução de uma prática menos convencional como o skate reforça o papel da escola em oferecer uma Educação Física mais diversificada, inovadora e conectada aos interesses e necessidades dos estudantes, promovendo uma abordagem pedagógica que valoriza a experimentação e a aprendizagem ativa.
Descrição:
BRITO, Edgleison da Costa.A prática de skate como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar: relato de experiência. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.