Resumo:
A realidade das escolas públicas, no que tange ao processo de ensino e aprendizagem frente aos desafios da política do Novo Ensino Médio, de modo mais específico o prejuízo causado pela redução da carga horária de componentes importantes para a formação científica, crítica e cidadã dos estudantes, este trabalho inclina-se de modo particular na situação do componente de química em uma escola pública de Campina Grande -PB que funciona com as diretrizes do modelo de escola cidadã integral, instituído em 2016 no estado da Paraíba. Para esta pesquisa, foi planejado um componente eletivo com a finalidade de minimizar os impactos gerados pela redução do tempo de aula e a construção do conhecimento, bem como a aquisição de habilidades de pesquisa e investigação e a socialização dos estudantes por meio da contextualização dos conteúdos do currículo a partir da inserção do tema química forense. Os participantes desta pesquisa foram seis alunos do ensino fundamental (9° ano) e dezenove estudantes do ensino médio (seis do 1°ano, oito do segundo ano e cinco do 3° ano) que escolheram cursar esta disciplina no segundo semestre de 2023 e as aulas da disciplina
foram ministradas em 20 segundas-feiras. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com questões do ENEM que teve a finalidade de sistematizar os dados apresentados e discutidos à luz do referencial teórico. Este foi aplicado antes e depois de uma aula sobre Funções Inorgânicas, com o objetivo de mapear os conhecimentos prévios e os saberes adquiridos após as atividades. Observou-se que parte dos alunos já possuíam relativo domínio dos conteúdos abordados em cada questão, mas que a intervenção de forma
significativa contribuiu para construção e lapidação de saberes, o que se confirma pelo aumento da média de acertos dos participantes. O uso do tema mostrou-se uma experiência exitosa, facilitando a aprendizagem e tornando-a divertida por meio dos cenários e histórias trazidos à sala de aula, complementando a formação do estudante no que concerne a química, permitindo que estes tivessem contato com mais um campo de aplicação desta área, contornando de modo significativo os efeitos negativos causados pelo Novo Ensino Médio concordante a literatura consultada.
Descrição:
SANTOS, Paulo Renan de Oliveira. Investigação forense na educação básica: relato das atividades desenvolvidas no âmbito de uma disciplina da base diversificada da BNCC. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.