UEPB - Repositório Digital

A tecnologia engoliu meu CRC! Uma análise sobre a percepção do contador acerca de sua formação frente às inovações da profissão contábil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Manassés Pereira dos
dc.date.accessioned 2025-02-14T14:47:55Z
dc.date.available 2025-02-14T14:47:55Z
dc.date.issued 2019-11-19
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33586
dc.description SANTOS, M. P. dos. A tecnologia engoliu meu CRC! Uma análise sobre a percepção do contador acerca de sua formação frente às inovações da profissão contábil. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O trabalho buscou analisar as percepções do profissional contábil quando este sai do ambiente da graduação e é inserido no mercado, visualizando suas necessidades e certezas e os processos que legitimam a profissão mediante a tecnologia solicitada. No decorrer do trabalho é apresentado de forma contínua a imposição da tecnologia, a educação contábil e a nova informação e o novo contador. Como metodologia descritiva, foram analisados através de questionários alunos formados e formandos que através do conhecimento adquirido nos cursos de Ciências Contábeis nas instituições paraibanas: Faculdade Internacional da Paraíba – FPB, Faculdade Maurício de Nassau, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, União de Ensino Superior de Campina Grande - UNESC e Universidade Paulista – UNIP, através de suas percepções adquiridas pela sua experiência profissional pudessem inferir reações quanto às proposições referentes à realidade contábil. Destes, foi verificado, através de concordância ou não de argumentos apresentados, definições quanto ao comportamento equivalente a quatro cenários, sendo: um com todos os respondentes sem segregação, outro com apenas alunos da UEPB, o terceiro com alunos formados e por fim, o quarto apenas com as instituições particulares. Verificou-se que em qualquer dos cenários as percepções foram equivalentes, apresentando uma sintonia nas respostas. Como forma de identificar a percepção do contador mediante a sua formação à realidade do mercado, o estudo conseguiu êxito ao mensurar conforme o proposto, verificando que mesmo em distintos cenários dentro da amostra o resultado foi o mesmo em toda a sua extensão, com poucos vieses de diferenciação. Mostrando que a mesma pode ser verificada como realidade das percepções apresentadas. Aos principais resultados encontrados consegue-se inferir que o profissional contador seja ele graduado ou graduando se mostra preocupado quanto ao que lhe é proposto dentro das instituições de ensino, pois não o torna mais assertivo quanto aos procedimentos técnicos próprios da profissão. Em sua maioria discordam que ao sair da universidade apresentam capacitação para o que será vivenciado na prática, por não ter habilidades técnicas, dessa forma o mesmo não consegue desenvolver competências de perfil critico- analítico para poder tomar decisões no cenário profissional. Porém os que estão em atividade afirmam visualizar procedimentos ligados à tecnologia para facilitação em suas rotinas diárias ligadas ao serviço contábil, antenados com a nova perspectiva da inovação tecnológica deste século. Consegue ser observado também que a certificação através do Exame de Suficiência não tem um substancial interesse, declarado que só se tem a busca do registro quando se há a necessidade do mesmo, ação que pode gerar uma demanda de profissionais que possam não ter reais condições mínimas para atuação no mercado, visto que não há uma efetividade ação de órgão fiscalizador competente. Verificado, talvez, pelo fato também levantado na pesquisa onde há uma indicação que o exame não gera real certificação quanto à qualidade do profissional, na própria visão dos respondentes. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Profissional contábil pt_BR
dc.subject Educação Contábil pt_BR
dc.subject Prática Contábil pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação pt_BR
dc.title A tecnologia engoliu meu CRC! Uma análise sobre a percepção do contador acerca de sua formação frente às inovações da profissão contábil pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta