dc.contributor.author |
Silva, Anderson Carlos dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2025-02-18T11:50:04Z |
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dc.date.available |
2025-02-18T11:50:04Z |
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dc.date.issued |
2019-12-12 |
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dc.identifier.other |
CDD 361 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33614 |
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dc.description |
SILVA, A. C. dos S. S. As concepções sobre os fundamentos do serviço social brasileiro presentes na produção científica da área na atualidade: experiência de iniciação científica. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso sistematiza os resultados do subprojeto “AS
CONCEPÇOES SOBRE OS FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO
PRESENTES NA PRODUÇÃO CIENTIFICA DA AREA NA ATUALIDADE”
desenvolvido durante a nossa participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
Científica/ PIBIC/UEPB/CNPq - cota 2018/2019, o qual faz parte do Projeto Estruturante
intitulado SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO: OS DILEMAS DOS FUNDAMENTOS, DA
FORMAÇÃO E DO TRABALHO PROFISSIONAL, compondo o eixo dos Fundamentos. O
referido subprojeto teve como objetivo geral analisar as concepções sobre os Fundamentos do
Serviço Social brasileiro presentes na produção científica da Revista Serviço Social e
Sociedade na atualidade, considerando-o como uma totalidade social, inserida no contexto
atual de crise do capitalismo. Como objetivos específicos identificar a concepção de
Fundamentos do Serviço Social brasileiro que prevalece nessa produção; verificar qual a
relação entre a concepção sobre os Fundamentos do Serviço Social brasileiro que prevalece
nessa produção e o projeto de formação expresso nas Diretrizes Curriculares de 1996 e
apreender as concepções sobre os Fundamentos do Serviço Social brasileiro na produção
cientifica em análise. Metodologicamente caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica e
documental, fundamentada na Teoria Social Crítica e como lapso temporal o período de 2010
a 2017. Os resultados indicam que predomina uma concepção de Fundamentos da profissão
relacionada à teoria, história e método, partindo de uma abordagem com enfoque na
perspectiva de totalidade. Logo, existe uma sintonia entre a concepção presente nos artigos
analisados e as Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social de 1996, as quais ressaltam
a importância da análise do ser social e da construção do conhecimento, situados
historicamente no processo de constituição da sociedade, com ênfase no modo de produção
capitalista, do conhecimento das particularidades da formação sócio-histórica Brasileira e do
trabalho profissional fundamentado no conhecimento crítico do modo de ser e de pensar do
Serviço Social. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
Universade Estadual da Paraíba - UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço social |
pt_BR |
dc.subject |
Produção do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação científica |
pt_BR |
dc.subject |
Fundamentos do Serviço social |
pt_BR |
dc.title |
As concepções sobre os fundamentos do serviço social brasileiro presentes na produção científica da área na atualidade: experiência de iniciação científica |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |