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As concepções sobre os fundamentos do serviço social brasileiro presentes na produção científica da área na atualidade: experiência de iniciação científica

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dc.contributor.author Silva, Anderson Carlos dos Santos
dc.date.accessioned 2025-02-18T11:50:04Z
dc.date.available 2025-02-18T11:50:04Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.other CDD 361
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33614
dc.description SILVA, A. C. dos S. S. As concepções sobre os fundamentos do serviço social brasileiro presentes na produção científica da área na atualidade: experiência de iniciação científica. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso sistematiza os resultados do subprojeto “AS CONCEPÇOES SOBRE OS FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO PRESENTES NA PRODUÇÃO CIENTIFICA DA AREA NA ATUALIDADE” desenvolvido durante a nossa participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ PIBIC/UEPB/CNPq - cota 2018/2019, o qual faz parte do Projeto Estruturante intitulado SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO: OS DILEMAS DOS FUNDAMENTOS, DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO PROFISSIONAL, compondo o eixo dos Fundamentos. O referido subprojeto teve como objetivo geral analisar as concepções sobre os Fundamentos do Serviço Social brasileiro presentes na produção científica da Revista Serviço Social e Sociedade na atualidade, considerando-o como uma totalidade social, inserida no contexto atual de crise do capitalismo. Como objetivos específicos identificar a concepção de Fundamentos do Serviço Social brasileiro que prevalece nessa produção; verificar qual a relação entre a concepção sobre os Fundamentos do Serviço Social brasileiro que prevalece nessa produção e o projeto de formação expresso nas Diretrizes Curriculares de 1996 e apreender as concepções sobre os Fundamentos do Serviço Social brasileiro na produção cientifica em análise. Metodologicamente caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada na Teoria Social Crítica e como lapso temporal o período de 2010 a 2017. Os resultados indicam que predomina uma concepção de Fundamentos da profissão relacionada à teoria, história e método, partindo de uma abordagem com enfoque na perspectiva de totalidade. Logo, existe uma sintonia entre a concepção presente nos artigos analisados e as Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social de 1996, as quais ressaltam a importância da análise do ser social e da construção do conhecimento, situados historicamente no processo de constituição da sociedade, com ênfase no modo de produção capitalista, do conhecimento das particularidades da formação sócio-histórica Brasileira e do trabalho profissional fundamentado no conhecimento crítico do modo de ser e de pensar do Serviço Social. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Serviço social pt_BR
dc.subject Produção do conhecimento pt_BR
dc.subject Iniciação científica pt_BR
dc.subject Fundamentos do Serviço social pt_BR
dc.title As concepções sobre os fundamentos do serviço social brasileiro presentes na produção científica da área na atualidade: experiência de iniciação científica pt_BR
dc.type Article pt_BR


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