Resumo:
O presente trabalho aborda a série de 34 exercícios originais realizados no solo,
criados por Joseph Pilates e publicados em 1945 no livro “Retorno à Vida pela
Contrologia". O estudo tem como objetivo propor uma reestruturação da sequência
dos exercícios originais, fundamentada na ciência do treinamento esportivo e nos
princípios de progressão do exercício. A proposta visa não apenas reorganizar a
ordem dos movimentos, mas também otimizar o desenvolvimento gradual das
habilidades físicas, facilitando a adaptação ao método pelos praticantes iniciantes
promovendo um aumento progressivo na dificuldade e complexidade dos exercícios.
A pesquisa é do tipo experimental, com abordagem qualitativa. A amostra foi
composta por 10 mulheres, com idades entre 18 e 68 anos, participantes do
Programa de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP- SEL)
do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, em
Campina Grande-PB. Todas as participantes eram iniciantes no método e nunca
haviam praticado os 34 exercícios originais. Durante o estudo, foram aplicadas duas
sequências (Sequência I, reestruturada pela pesquisa e a II original do método) para
avaliar a progressão pedagógica. Os resultados foram coletados por meio de
entrevistas semiestruturadas, com questões que avaliaram a percepção das
participantes sobre o aprendizado, a progressão dos exercícios e a contribuição
para o desenvolvimento de habilidades. A análise revelou que a organização
pedagógica dos exercícios favoreceu o aprendizado, indicando maior eficiência da
Sequência I para iniciantes. O estudo destaca a relevância de adaptações
pedagógicas no ensino do Mat Pilates Clássico, com potencial para aprimorar a
prática e o desenvolvimento de praticantes iniciantes.
Descrição:
SILVA, José Romeo Mota da. Revisão pedagógica dos exercicios do mat pilates clássico: um estudo qualitativo. 2024. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Paraíba, Campina Grande, 2024.