Resumo:
Este trabalho tem como objetivo compreender como a metodologia de estudo de casos pode contribuir para a formação do estudante do ensino médio, em particular, na aplicação de conceitos de química orgânica no cotidiano, bem como, a promoção do desenvolvimento de habilidades de interpretação de texto e escrita. A mesma encontra-se ancorada em autores como: Lima (2012); Leal; Miranda; Casa Nova (2017); Serra e Vieira (2006); Sá e Queiroz (2010), dentre outros autores. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o público-alvo dessa pesquisa foi uma turma da 3ª Série do Ensino Médio, composta por 39 estudantes com faixa etária entre 17 e 18 anos. Contou também com a contribuição da professora de Química da respectiva instituição. O instrumento de coleta de dados partiu da elaboração de uma intervenção de ensino, a qual foi composta por 4 aulas, envolvendo estudo de caso e os conceitos de funções orgânicas. Segundo os resultados apresentados, foi possível observar que “dentre todas as categorias elencadas, dos 39 alunos, 18 estudantes, sinalizaram que compreenderam os conceitos do caso e sabiam realizar a sua aplicação nos conteúdos de Funções Orgânicas, enquanto à última categoria a
5 é observado que 4 alunos não souberam responder”. Nessa perspectiva, conclui- se que a metodologia do estudo de caso favoreceu a construção de conhecimento de forma autônoma e significativa, estimulando a pesquisa, a discussão em grupo e a resolução de problemas.
Descrição:
SOUSA, R. J. P. R. Aplicando a metodologia ativa do estudo de caso para a compreensão dos conceitos científicos de funções orgânicas. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.