Resumo:
A prática de atividade física regular é um fator associativo à prevenção de doenças e promoção de saúde, ela está diretamente relacionada com o benefício da saúde mental, interferindo positivamente nas questões cognitivas e sintomática de transtornos mentais, dentre eles, a depressão e a ansiedade. É notória a presença de desafios para a manutenção da qualidade de vida, também no meio acadêmico, devido inúmeros fatores. Visto isso, este estudo tem como objetivo verificar a relação entre a prática de atividade física, os sintomas de depressão e ansiedade e a qualidade de vida nos estudantes de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. Foi aplicado um questionário baseado em três instrumentos validados (IPAQ – versão curta, Escala HAD e WHOQOL-bref) para o desenvolvimento da abordagem quantitativa, e feita a Network Analysis pelo meio do software JASP. Através das relações observadas nesse estudo foi possível identificar que a prática de atividade física condiciona e interfere nos sintomas de transtornos mentais e na qualidade de vida dos estudantes de Educação Física da UEPB, sendo verificada a existência de um ciclo condicionante e a interdependência que uma variável causa na outra. Por fim, os resultados descritos nesse estudo mostram a importância da prática de atividade física regular como método eficaz na promoção da saúde mental e do bem estar dos estudantes.
Descrição:
OLIVEIRA, Monalisa Maria Araújo Nascimento. Relação entre a prática de atividade física e os sintomas de ansiedade e depressão nos estudantes de educação física da UEPB. 2024. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.