Resumo:
Este estudo em formato de relato de experiência tem como objetivo investigar e discutir a
atuação do professor de Educação Física na educação infantil através do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é um programa de iniciativa
do MEC que existe desde 2007 com o objetivo de valorizar e apoiar os futuros professores
durante sua formação, integrando a educação superior e a educação básica pública dos
municípios e estados. Dito isto, este é um relato da atuação de um discente em Educação
Física na educação infantil, por meio do PIBID, sobre as atividades desenvolvidas, as
dificuldades enfrentadas e as aprendizagens construídas. A duração do projeto foi de 1 ano e 6
meses, com início em dezembro de 2022 e encerramento em maio de 2024. A metodologia
utilizada foi um relato de experiência baseado na observação dos registros e planejamentos
das aulas e na vivência. A atuação ocorreu na Escola Municipal Maria das Vitórias Pires
Uchôa Queiroz, em Campina Grande – PB, com intervenções pedagógicas realizadas com
crianças de 4 a 5 anos de idade, do Pré I e II, sob a orientação de uma professora supervisora
da escola e de uma coordenadora do projeto. Nas aulas desenvolvidas foram aplicadas
metodologias lúdicas e diversificadas, objetivando conciliar a teoria com a prática para que os
alunos desenvolvessem suas capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais. Tendo a
BNCC como norteadora, foram abordados conteúdos como: esporte, ginástica, brincadeiras e
jogos onde os alunos puderam experimentar, dentro de sua realidade, diversas formas de
expressão corporal. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional, o PIBID
proporciona uma vivência que permite a problematização e compreensão do cotidiano escolar
promovendo um rico aprendizado na docência e fortalecendo a experiência de atuação do
futuro profissional na área. Com isso obtivemos resultados positivos ao conseguirmos aplicar
os conhecimentos adquiridos na graduação, enfrentando os desafios de adaptar conteúdos
para diferentes faixas etárias e de contornar situações adversas da escola, fortalecendo nossa
visão profissional e nos inspirando para uma abordagem humanizada e transformadora da
educação física, evidenciando seu potencial para promover o bem-estar, a socialização e o
desenvolvimento de habilidades essenciais para a criança.
Descrição:
ANDRADE NETO, Manoel Pedro de. A atuação do professor de Educação Física na Educação
Infantil através do PIBID. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.