Resumo:
A formação de professores deve ser um processo contínuo e permanente. O Programa Residência Pedagógica (PRP) contribuiu para a formação de novos profissionais docentes. Ele visa permitir aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Física e outros cursos conciliarem teoria com prática, vivenciando o que aprendem na universidade de forma própria e começando a criar experiências na profissão escolhida. O PRP é uma etapa importante na formação de estudantes de licenciatura, oferecendo oportunidades reais de fortalecimento do preparo prático de futuros professores por meio da experiência nas redes públicas de ensino e da aplicação dos conhecimentos teóricos à prática docente. Desta forma, o presente relato tem como objetivo descrever a experiência vivida no Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) por intermédio do curso de Licenciatura em Física, buscando apresentar os resultados obtidos a partir das análises e reflexões vivenciadas. Foram envolvidas atividades de imersão em campo, observações de aulas, elaboração e correção de atividades, e regência, sob a supervisão do professor preceptor. Foram contempladas as turmas do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida, na cidade de Campina Grande/PB; além disso, foram feitos estudos e eventos de formação paralela dirigida pela orientadora do programa na universidade junto aos residentes. O relatório traz uma reflexão acerca da importância da residência pedagógica e da prática experimental, que foi realizado nas turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio que aconteceu no período de Outubro de 2022 à Março de 2024, onde foi desenvolvido um caderno de prática experimental, bem como sobre os desafios a serem enfrentados para que o programa atinja seus objetivos na formação de professores.
Descrição:
EUFLAUSINO, Eduarda Barbosa. A residência pedagógica para uma licencianda em física: relato e reflexões. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.