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Educação inclusiva e formação de professores no contexto do autismo: uma revisão sistemática da literatura

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dc.contributor.author Batista, Thayná Souto
dc.date.accessioned 2025-02-25T14:42:32Z
dc.date.available 2025-02-25T14:42:32Z
dc.date.issued 2024-10-07
dc.identifier.other CCD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33656
dc.description BATISTA, T. S. Educação inclusiva e formação de professores no contexto do autismo: uma revisão sistemática da literatura. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento humano e educação escolar). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O Transtorno do Espectro Autista caracterizado como o transtorno do neurodesenvolvimento com singularidade na comunicação, interação social e comportamento, enquanto espectro, agrupa uma diversidade de pessoas. O presente estudo busca responder à seguinte questão norteadora: O que as dissertações e teses nacionais abordam sobre formação de professores no contexto da inclusão de alunos com TEA na educação básica nos últimos 6 anos? Apresenta-se aqui uma Revisão Sistemática da Literatura realizada na base de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- (BDTD/IBICT), no intervalo de 6 anos (2019-2024). Nessa busca obteve-se um número significativo de 154 teses e dissertações, ao total, os quais foram refinados com base nos critérios de exclusão e inclusão. Buscamos analisar e estudar com base no diálogo dos pressupostos teóricos de: Nicolau e Assis (2023), Cunha (2022), Mendes (2017), Mantoan (2003), Vygotsky (1999) entre outros. De modo geral, a Revisão Sistemática da Literatura permitiu compreender que a formação de professores para inclusão requer uma abordagem que valorize as diferenças individuais dos estudantes e combata a tendência à uniformização, reconhecendo que cada aluno tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado e suas particularidades. Paralelamente, essa preparação deve se basear na ideia de que, no âmbito da educação inclusiva, tanto alunos quanto professores estão em constante processo de aprendizagem, compartilhando saberes, adquirindo conhecimentos de maneiras variadas e evitando ser moldado por padrões preestabelecidos pela escola, professores e sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Educação inclusiva e formação de professores no contexto do autismo: uma revisão sistemática da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


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