Resumo:
O ensino da oralidade está estabelecido pelo documento normatizador da educação básica
brasileira, a BNCC, o qual reforça as propostas dos PCNs para esse eixo. O ensino da
oralidade merece obter lugar de destaque nos documentos parametrizadores, visto que, por
décadas somente a modalidade escrita possuía lugar de destaque no ensino de Língua
Portuguesa na educação básica. Dessa forma, os PCNs e a BNCC implementaram a oralidade
nas práticas escolares e assim reconheceram a importância desse eixo para o letramento
multimodal. Dito isso, o presente artigo buscou analisar o eixo oralidade na BNCC para o
Ensino Médio (EM) no componente curricular de Língua Portuguesa, com foco no
mapeamento das habilidades destinadas a esse eixo e suas propostas de trabalho. Desta forma,
este trabalho é de natureza documental e qualitativa, no qual é utilizado a BNCC como a fonte
principal da pesquisa e referências bibliográficas como Carvalho e Ferrarezi (2018),
Marcuschi (2011) e Cavalcante e Melo (2006) para fundamentar o trabalho. Além disso, foi
utilizado como apoio metodológico a análise de conteúdo de Bardin (2020). A análise
realizada identificou que a BNCC reconhece a relevância da oralidade para o ensino de
Língua Portuguesa, mas as habilidades direcionadas para esse eixo de ensino ainda são poucas
em comparação com os demais eixos de integração. Porém, há estímulos e abordagens
diferenciadas para o desenvolvimento da oralidade.
Descrição:
MONTEIRO, Maria Helena Silva. A BNCC e a oralidade no ensino médio: em foco o ensino da Língua Portuguesa. 2025. 19f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. [Artigo].